Online
Perguntas e Respostas
Porquê consultas de psicologia online?
Com a pandemia da Covid-19, foi necessário recorrer a estratégias diferentes, a fim de se poder continuar a dar apoio a quem precisava, numa altura desafiante e que tornou mais notórias quaisquer dificuldades pré-existentes ao nível da saúde mental. Questões como a ansiedade, a depressão e o medo tornaram-se particularmente expressivas e urgia dar-lhes uma reposta.
As sessões online, permitiram então aos/às psicólogos/as trabalhar com os clientes, sem que fosse necessário estarem no mesmo espaço, partilhando apenas o espaço virtual. É certo que este tipo de modalidade não surgiu com a pandemia, pois já era utilizado antes. Todavia, após esse momento, esta opção tornou-se mais conhecida e amplamente utilizada.
Na modalidade online, recorre-se aos mesmos tipos de abordagem que numa consulta presencial (ex: Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Comportamental Dialética, entre outras).
Já no que respeita à duração e regularidade da intervenção, ao estabelecimento de objetivos e estratégias, estes também são definidos da mesma forma que nas sessões presenciais.
Relativamente ao cumprimento dos princípios definidos no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, estes profissionais estão obrigados ao seu cumprimento, tanto presencialmente como online.
Quais as vantagens das sessões online?
As sessões online apresentam algumas vantagens comparativamente às sessões presenciais. Nomeadamente: ausência de custos de deslocação; são uma resposta para quem por razões de saúde, ou outras, tem dificuldades ou se encontra impossibilitado/a de fazer deslocações; pode ser mais fácil assumir o compromisso de realizar terapia, quando o/a cliente tem pouco tempo disponível, uma vez que online não há necessidade de realizar deslocações que podem ser mais ou menos morosas; é uma opção mais confortável para pessoas que tenham à partida, dificuldade ou vergonha de ser vistas a entrar no gabinete de psicologia; pode ser percebido como mais confortável para as pessoas que preferem estar na sua casa, num ambiente que percebem como mais confortável para si.
As consultas online podem ainda ser dadas em todo o mundo, o que não é uma vantagem apenas para o/a psicólogo/a que tem mais opções em termos de trabalho, mas principalmente para o/a cliente, pois num mundo em que as pessoas viajam, seja em lazer ou em trabalho, e em que a emigração é uma realidade, não é necessário desistir da terapia ou ter de mudar de psicólogo/a, quando já existe uma relação terapêutica entre o/a cliente e o/a psicólogo/a em quem confia.
E as desvantagens das sessões online?
Uma das desvantagens das sessões online, está no facto de não existir contacto presencial. Ainda assim, por si só, este fator não determina a eficácia da intervenção.
Esta opção apenas está disponível para quem possua um dispositivo adequado e uma boa ligação à internet. De outra forma, poderá ser de todo inacessível o recurso a este tipo de modalidade, ou as sessões poderão ser afetadas por dificuldades de ligação ou de rede, que dificultem a comunicação entre cliente e terapeuta.
O que mostra a investigação, sobre a eficácia das consultas de psicologia online?
A investigação aponta que as sessões online, podem ser tão eficazes como as que se realizam presencialmente. Na prática esta realidade é observada pelos/as psicólogos/as que trabalham, nesta modalidade, que é cada vez mais uma opção, quer para clientes, quer para psicólogos/as.
Esta modalidade de intervenção, é também reconhecida pela Ordem dos Psicólogos, como uma forma eficaz de intervenção psicológica, com "resultados elevadamente positivos".
Quais as plataformas de comunicação digitais que poderei utilizar?
Algumas das plataformas ou aplicações de videoconferência que utilizo nas minhas sessões são: Zoom; Google Meet; WhatsApp, FaceTime, entre outras.

